Categorias
Notícias

Quarentemos

Eu sei que você já deve estar cansado de ficar em casa, quarentando, sem nada pra fazer. Mas a situação nos obriga a isso, pelo nosso bem e pelo nosso futuro.
Mas calma, como diz o provérbio “não há mal que nunca se acabe”. Uma hora tudo isso vai passar e poderemos voltar a nossa rotina habitual. Até lá trate de aquietar o traseiro dentro de casa e seguir as nossas dicas.

1. Vídeo chamadas cazamigas

Por aqui estamos as três reclusas em casa e o que nos ajuda muito é fazer vídeo chamadas pra matar um pouquinho da saudade e do tédio. Ah, e pra manter o papo em dia, claro! Estar em contato com os amigos e pessoas que nos fazem bem é essencial nessa fase que estamos passando. Você pode aproveitar e ligar praquele amigo ou amiga que gosta muito mas que a correria do dia a dia nunca te deixa vê-lo. Quem sabe não seja a hora de se reconectar?

2. Inspira, respira e não pira

Já pensou em meditar? Fazer yoga? Atividade física em casa? Pois então chegou a hora de parar de pensar e agir.
Meditar é uma das muitas técnicas usadas para controlar a ansiedade. Através do controle da respiração o corpo relaxa e a mente se desliga dos problemas atuais. E é assim que a nossa querida Gabi Cecon está conseguindo driblar a ansiedade. Anota aí as dicas que ela deu pra começar a meditar.
Se desligue de todas as distrações; procure um lugar na sua casa que seja confortável e tranquilo;
Se quiser pode colocar uma música de meditação;
Feche os olhos para se concentrar melhor;
Você pode começar se concentrando na sua respiração, no ar entrando pelas narinas e indo até os pulmões, se concentre no caminho que ele percorre pelo seu corpo;
Tente ficar ao menos dez minutos meditando e depois volte aos poucos.
No começo é difícil se concentrar mas com o passar dos dias você vai ver que vai ficar cada vez mais fácil, e ao final de cada meditação você se sentirá bem melhor.


Yoga também é outra prática que tem sido muito procurada por quem deseja manter o equilíbrio corporal e mental nessa quarentena. Ela utiliza técnicas de respiração aliada a posturas que beneficiam o corpo e a mente.
E que tal perder aqueles quilinhos indesejados? Como? Fazendo exercícios em casa. Sim, é possível. E é exatamente o que a nossa gatissíma Ana Quitéria está fazendo. A dica dela é a seguinte:
Escolha um horário de sua preferência;
Faça uma refeição leve ao menos 40 minutos antes de começar a se exercitar;
Coloque uma roupa leve;
Tenha sempre ao lado sua garrafinha de água.
Você pode escolher a modalidade que quiser. Várias redes de academias têm divulgado treinos em seus sites e os professores estão utilizando o Instagram e Facebook como plataformas para auxiliar o pessoal que quer manter a forma, mesmo dentro de casa. Então foco, força e fé.

3. Colorir pra sorrir

Eu sou suspeita pra falar desse tema pois eu amo um lápis de cor e um papel em branco. E se você não sabe desenhar não tem o menor problema. Você pode comprar livros pra colorir on-line. Mesmo com as medidas de reclusão alguns setores ainda estão funcionando e um deles é o de entregas. Essa semana mesmo eu encomendei meu livro e ele chegou em dois dias. De lá pra cá tenho me divertido muito entre as cores dos desenhos. E pra ajudar algumas pessoas têm postado em suas redes sociais dicas para colorir. Perfis no Instagram e Facebook ajudam dando dicas de como combinar cores, como pintar e quais lápis escolher na hora de colorir. Existem cursos on-line para quem quer aprender mais a fundo também. Euzinha, Sheila Chaves, fiz minha primeira pintura usando algumas técnicas que aprendi.

4. Voltar a ser criança

Quem aqui não tem saudade da sua infância, ein? Fase da nossa vida em que tudo é simples e mágico. E já que a criançada está em casa nada melhor que inventar brincadeiras pra eles (e a gente também) se divertirem. O YouTube tá cheinho de tutoriais e ideias pros pequenos se divertirem, desde receitas de slimes até jogos como o Twister. Tudo pra alegria da galerinha.

5. É o amor

Tem gente reclamando dos quilinhos a mais que estão ganhando durante a quarentena. Mas sejamos sinceros, tem coisa melhor que comer aquela comidinha gostosa feita com todo amor e carinho?
Que tal usar esse tempo livre pra testar aquelas receitas que você vive salvando no seu celular e nunca tem tempo de fazer. A hora é agora. E de quebra você pode aproveitar e ganhar um dinheirinho. Muitas pessoas têm apostado nos marmitex como opção de fugir da crise. Você nem precisa fazer grandes pratos, mas pode fazer aquele bolinho caseiro delicioso pra tomar com café, ou um brigadeiro docinho pra alegrar os dias dos amigos na quarentena. Faça e divulgue pelo seu condomínio, seu bairro e sua vizinhança. Não perca tempo não. E se for fazer brigadeiro me chama, porque eu amo um docinho.

6. É segredo

Já pensou em escrever num diário? Pode parecer coisa de adolescente mas muitas pessoas têm o hábito de escrever em diários. Você não precisa fazer como os adolescentes da nossa época faziam e escrever sobre seu primeiro beijo, mas você pode usá-lo como uma forma de terapia. Nele você pode escrever as suas angústias, os seus medos, as suas saudades e esperanças. Pode também colocar nele as suas metas e ao final do ano consultá-lo pra ver o que foi realizado e o que vai ficar pro ano que vem. Eu sempre escrevi em diários e todos os anos, quando faço o faxinão de ano novo, aproveito pra ler um por um. Muitas vezes dou risada das coisas que escrevi e pelas quais passei, e muito daquilo me serve como lição e aprendizado.

É isso minha gente.
Essa quarentena pela qual estamos passando é um momento muito importante pra todos nós. Precisamos ficar em casa, seguros e com a nossa família. Aproveite esse tempo para se voltar para dentro do seu lar e dentro de si próprio. Você pode descobrir coisas maravilhosas. Use esse tempo para estudar, brincar, estar mais perto da sua família e fazer coisas que você gosta. Em breve poderemos retomar nossas atividades e com certeza voltaremos diferentes, mudados e pra melhor. Então aproveite esse momento e use-o com sabedoria.

E mais uma vez: não esqueçam de lavar as mãos sempre!

Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *